Inicial > consciência, Manipulação > Somos todos animais de rebanho?

Somos todos animais de rebanho?

Estudo confirma: 95 por cento de todos os seres humanos são animais de rebanho!

Cientistas da universidade de Leeds confirmam que realmente existe esta tendencia, quer dizer, de seguir a massa e não pensar por si mesmo. As vezes têm vantagens em certas situações, por exemplo no planejamento de fluxo de pedestres em locais de muito transito, porém não cria muita esperança para a humanidade em geral.

O estudo confirmou também que uma minoria de cinco por cento já é suficiente para determinar a direção, a multidão de noventa e cinco por cento segue sem se conscientizar porque.

Professor Krause e seu aluno de doutorado John Dyer, realizaram uma série de experimentos nos quais grupos de voluntários andaram desordenadamente por um grande salão. Alguns indivíduos dos respectivos grupos receberam instruções para onde eles deviam ir, sem se comunicar ou influenciar os outros.

Em todos os casos, os outros seguiram, se organizando em fila (ou se quiser, como rebanho de ovinos).

“Cada um de nós já esteve numa situação em que ele foi arrastado por uma multidão”, diz o professor Krause. “No nosso projeto, porem, foi interessante, que os participantes no final decidiram uniformemente, sem se comunicar uns com os outros. Na maioria dos casos, os participantes nem sequer perceberam que eles foram guiados por outros.”

Isso é muito preocupante, quando alguns informados (poderosos, ricos e políticos) podem influenciar e guiar as massas, sem que esta manipulação é percebida pela maioria. Mas infelizmente, isso é a realidade, porque as pessoas deixam se facilmente enganar com qualquer tipo de jogo criminoso, religioso e politico.

Parece que acreditamos ou confiamos em tudo cegamente sem pensar quando alguém mente com certa convicção.

Como se tornar um ser humano independente e consciente

Você pode fazer muito para não só não viver como um animal de rebanho, mas para desfrutar de uma vida plena e interessante. A seguir algumas coisas básicas que os animais de rebanho normalmente não fazem:

Decida você mesmo o que espera da vida!

Poucas pessoas sabem disso.

Quais são suas prioridades? Em que direção você está indo? Onde você quer estar em cinco anos?

A resposta mais comum: não sei. Vamos esperar para ver. No máximo, um em cada dez pessoas pode responder com convicção e informações detalhadas, tais como:

-Meus três prioridades são atualmente …

-Em cinco anos, minha vida será diferente de uma maneira …

-Os principais obstáculos no meu caminho são os seguintes …

-A fim de alcançar meu objetivo, eu preciso desenvolver as seguintes capacidades …

Ninguém pode prever o futuro, mas sempre é melhor escolher o futuro em vez de esperar o que vão acontecer. Se não escolhe seus objetivos, outros fazem isso inconscientemente por você, como família, amigos, sociedade e cultura. Isso se chama status quo. Não é uma surpresa que não funciona como inspiração.

Por isso: aprenda tomar decisões conscientes e abrangentes.

Muitas das nossa decisões não são bem pensadas e feitas por motivos mistos visuais, auditivos, impulsivos e emocionais. Estes são os módulos dos nossos processos mentais que levam a erros.

Nestes casos estamos entregues as vontades dos outros, porque não temos uma base para decisões corretas e corremos o risco de ser vitimas de alguém que nos força a um certo estado emocional de indecisão e incerteza.

É muito estranho que nosso sistema de educação não ensina como criar objetivos e tomar decisões que podiam ajudar de construir uma base para um verdadeiro caráter e uma personalidade solida, para nos proteger da grande dependência, imaginação e opinião dos outros.

Imagem: Kopp-Verlag

Fontes: Mike Bundrant, PsychCentral

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: